Documentário sobre eleição de grêmio estudantil mostra reflexos da política nacional e das lutas sociais na escola

Documentário sobre eleição de grêmio estudantil mostra reflexos da política nacional e das lutas sociais na escola

  • 0 comentário(s)
A votação para a escolha do grêmio estudantil de uma escola n de São Paulo é foco do documentário “Eleição”, dirigido pela cineasta Alice Riff. O longa mostra como quatro grupos de estudantes se articulam para criar propostas, debater e propor melhorias para a escola, mesmo com visões de mundo diferentes. O longa estreia nesta quinta (14) e já tem salas confirmadas em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. (Assista ao trailer ao fim da reportagem)

As gravações ocorreram em paralelo ao processo eleitoral de 2018. Além do aprendizado político, o projeto foi construído pedagogicamente com professores, integrando oficinas de teatro, cartazes e até jornalismo.

“Na eleição, como o papel da mídia é importante, nós incentivamos que eles fizessem um jornal na escola. Fizemos oficina de jornalismo e o processo eleitoral teve cobertura. Tudo isso está no filme”, conta Riff.
Segundo a cineasta, a ideia surgiu quando ela começou a observar o crescente desinteresse de adolescentes por política – o último pleito, por exemplo, teve a menor participação de jovens com direito a voto facultativo (com idades entre 16 e 17 anos) desde 2002.

Ela, então, passou a refletir sobre o que estes jovens, nascidos após dos anos 2000 com a democracia já estabelecida, achavam deste tipo de governo. O que ela descobriu é que eles têm reivindicações parecidas com as da sociedade, dentro de um contexto estudantil.


FONTE:G1

0 comentário(s)

Seu nome:
Seu comentário:

Últimos vídeos

Zé Neto e Cristiano - SOBRANDO AUSÊNCIA - EP Acústico De Novo
2 dias
Maraisa Maiara e Maraisa - Não abro mão - DVD Reflexo
4 dias
Lauana Prado, Maiara & Maraisa - Cobaia
4 dias
Todos os direitos Reservados a Rádio Jaciobá Fm.
Sistema criado por Webservic